Dia 20 de novembro é dia da Consciência Negra e, apesar de todo ordenamento jurídico brasileiro ser voltado para a promoção da igualdade, a importância de se dedicar um dia para reflexão do papel da pessoa negra na formação do povo brasileiro ainda é contestada por alguns.
Promover a igualdade e ter a consciência de que esta igualdade promove o bem de todos nós, como povo brasileiro, é indispensável para que caminhemos em direção a um país melhor.
Assim, para contribuir com o acesso à informação, publicaremos, ao longo desta semana, em nossas redes sociais, vários artigos sobre racismo para download gratuito. Todos eles estão disponíveis em https://www.initiavia.com/gratuitos
Os artigos:
“Negras e Mulheres: debates sobre o feminismo negro, suas lutas, suas pautas e as teorias feministas das relações internacionais” de Adriana Figueiredo, Emanuely Barbosa e Paola Avelina de Morais.
“Entre a Expressão e o Ódio: uma análise de comentários de internautas em notícia sobre a morte de Marielle Franco”, de Mariana Pinto Zoccal.
“O Samba do Crioulo Doido” e “Merci Beaucoup, Blanco!”: nudez na exposição “E Agora Somos Todxs Negrxs?”, de Wagner Pires Pina.
“Por Que Se Resiste À Resistência? Notas sobre sexismo, racismo e LGBTfobia no sindicalismo a partir da perspectiva de “fura-greves”, de Flávio Malta Fleury, Pedro Augusto Gravatá Nicoli.
“Saneamento básico como mecanismo de efetivação de direitos humanos das minorias raciais”, de Maria Luísa Brasil Gonçalves Ferreira
“Um projeto de dignidade para a população negra”, de Alexandre Francisco Braga.
“Descolonizando a Geografia, o Ensino e o Feminismo: trajetórias e narrativas de professoras-autoras negras”, de Luyanne Lourenço de Azevedo.
“Mulheres Negras: violência doméstica e o poder midiático simbólico”, de Letícia Leite.
Comments